Brasil um país de todos

Brasil um país de todos

José Claudio Höfling

Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Ontem mesmo, ouvi de um amigo, que ele estava muito desanimado com a situação do país. Dia a dia ele sentia que estava cada vez mais estava muito difícil de viver, em todos os aspectos.

Ele não conseguia entender o transito caótico, a inflação dos alimentos, o desenvolvimento desenfreado, a falta de ética dos políticos e outros cidadãos que mamam nas tetas do governo e o mais grave, a falta de educação.

Numa visão holística da situação do Brasil atual, podemos entender tudo isso ou quase tudo.

Vamos pensar no modelo econômico adotado:

O que move a economia:

  1. Indústria automobilística. Vamos produzir e vender muito veículos – é bom para o governo e vamos arrecadar bastante, pois o imposto é alto. Muito dinheiro para a farra dos políticos dos municípios, dos estados e do congresso, que costumam legislar em causa própria.

E dia a dia, milhares de veículos alcançam as ruas. E o que temos visto: transito caótico com engarrafamentos e acidentes em alta. Não temos estrutura para comportar esse número elevado de veículos. Danem-se os cidadãos, pois os bacanas estão usando helicópteros e sorrindo lá de cima.

  1. Agropecuária – vamos produzir bastante – matar a fome do mundo. Desmatar Plantar soja e criar gado. Plantio e cuidados mecanizados. Vamos matar todas as pragas com agrotóxicos. Hoje o Brasil é o maior consumidor do mundo. E o meio ambiente? Que se dane também. O importante é crescer e ganhar dinheiro.

E o Brasil tem crescido. Mas a que preço? Mais dinheiro no bolso, mas educação nada. As relações das pessoas estão um caos, quer no transito, quer socialmente ou familiar.

Que caminho tomar para crescermos condignamente. Para nos tornarmos virtuosos sim.
A solução tem que ser tomada pela sociedade.

José Cláudio Hofling

      comments powered by Disqus