Aquecimento global

Aquecimento global

José Claudio Höfling

Tempo de leitura: 2 minuto(s)

Cúpula do Clima

Dos sem número de problemas ambientais causados pelo aquecimento global devido à emissão de gases estufa, destacamos o aquecimento dos oceanos.

Como sabemos, as águas dos oceanos ficam mais aquecidas na região equatorial. Como existe um mecanismo dinâmico das águas dos oceanos devido às correntes marinhas, esse calor tende a se dissipar.

Uma corrente na zona equatorial do Oceano Atlântico que vai em direção à Antártida, vai dissipando o calor à medida que se dirige para o Sul. Na Antártida essa corrente se resfria e fica mais salgada. Com isso, ela fica mais densa e tende a afundar, formando correntes frias submersas que sobem rumo à América do Sul.

Nesse caminho, como fica próximo do fundo, remove e carrega nutrientes que são muito importantes para o desenvolvimento da biodiversidade marinha. Já no Rio Grande do Sul e Argentina podemos notar essa importância pela rica e abundante fauna ictiológica.

Com o degelo na região Antártica, as águas podem estar ficando menos densas (com menor salinidade) e tem “dificuldade” em afundar. Assim, não carreia nutrientes em direção ao Equador e toda a fauna pode sofrer com a falta destes nutrientes.

Sabemos que os oceanos são importantes, através do plâncton marinho, no sequestro de carbono (responsável pelo aquecimento) em todo o planeta. Contudo, com a poluição marinha e pesca extremamente abusiva e sem controle tem levado a um desequilíbrio em todo o ecossistema.

Pesca de arrasto e outros tipos de capturas devastam o ecossistema e põem em risco espécies de peixes, mamíferos e outros organismos. Os estoques estão a ponto de colapso.

Não há outra alternativa no momento senão a de que deixarmos de consumir os frutos do mar, até que organismos mundiais estabelecem um controle da pesca no Planeta.

Não coma peixes ou outros organismos marinhos!

José Cláudio Hofling

      comments powered by Disqus